O que você verá nesse conteúdo?
- Por que ficar na banheira de gelo?
- Como preparar uma banheira de gelo para o banho frio ideal?
- Quanto tempo uma pessoa deve ficar na banheira de gelo?
- Como aumentar o tempo de imersão na banheira de gelo?
- Por que o tempo de imersão na banheira de gelo é importante?
Tenha uma ótima leitura!
Por que ficar na banheira de gelo?
Antes de saber exatamente quanto tempo ficar em uma banheira de gelo, vale a pena entender porque fazer isso.
Afinal, por que tantos atletas, famosos, influenciadores e pessoas em geral têm adotado essa prática? Porque ela pode trazer muitos benefícios para a saúde e o bem-estar. Os principais são:
- Redução de inflamações nos músculos e nas articulações
- Melhora da circulação sanguínea
- Melhora da qualidade do sono
- Alívio de dores
- Alívio do estresse e da ansiedade
- Melhora do humor
- Melhora da recuperação após um treino mais intenso
Como preparar uma banheira de gelo para o banho frio ideal?
Conforme você conferiu nas explicações acima, a técnica de imergir em uma banheira de gelo pode proporcionar diversos ganhos para a saúde e o bem-estar das pessoas.
Agora, como preparar a banheira para realizar esse tipo de prática corretamente? Para esse objetivo, você deve, primeiramente, certificar-se de que o recipiente está limpo e livre de sujeiras e detritos.
Em seguida, você deve encher a banheira com água de modo que ela fique praticamente cheia.
Lembre-se, você deve imergir o corpo inteiro e deixar apenas a cabeça de fora. Então, evidentemente, é necessária uma quantidade razoável de água para preencher a banheira.
Após terminar de colocar a água na banheira, você deve adicionar gelo para que ela possa ser resfriada. O recomendado para essa prática é deixar a água com uma temperatura entre 4°C e 14°C, no máximo.
Portanto, vale a pena ter por perto um termômetro para que você consiga verificar e monitorar a temperatura da água. Por fim, após esses passos, basta entrar na banheira cuidadosamente.
Lembrando que antes de entrar na banheira de fato, você deve deixar uma toalha e uma roupa seca separada, ok? Assim, ao sair do recipiente, você já pode se secar e se vestir de modo a evitar a friagem e outros problemas.
Quanto tempo uma pessoa deve ficar na banheira de gelo?
Após conhecer todas essas informações sobre a prática da banheira de gelo, chegamos à pergunta que trouxe você até este artigo: afinal, quanto tempo uma pessoa deve ficar nesse tipo de recipiente para obter resultados?
Segundo estudos e pesquisas realizadas nos últimos anos, o tempo médio recomendado para ficar na banheira de gelo é de 15 minutos por sessão, no máximo.
Ficando esse tempo, já é possível conquistar os benefícios apresentados no início do artigo.
Agora, é importante ressaltar que, para grande parte das pessoas, essa não é uma prática simples e fácil. Ficar 15 minutos em uma banheira de gelo pode ser uma tarefa bastante complexa e desafiadora.
Sendo assim, o mais indicado é começar aos poucos. Então, se você tem interesse em adotar essa prática em sua rotina, comece ficando no recipiente de 2 a 3 minutos.
Depois, procure aumentar para 5 minutos, 8 minutos, 10 minutos, 12 minutos até chegar ao "número mágico” de 15 minutos.
O importante é fazer essa imersão gradualmente, respeitando seu corpo e os seus limites. Não precisa ter pressa e querer ficar 15 minutos logo nas primeiras vezes que estiver na banheira de gelo.
Progrida no seu ritmo, conforme a sua tolerância ao frio for aumentando.
Como aumentar o tempo de imersão na banheira de gelo?
Pegando gancho com o tópico anterior, nós separamos a seguir algumas dicas e orientações essenciais para que você possa evoluir na prática de imersão no gelo e, assim, aumentar o seu tempo na banheira.
O primeiro ponto, como já mencionado, é começar com imersões curtas. Então, nas primeiras vezes, tente ficar de 1, 2, 3 minutos na água e depois vá aumentando esse tempo.
Se você sentir muita dificuldade, procure aumentar 30 segundos a cada vez que você colocar essa técnica em prática.
Outras duas orientações que você pode considerar são: respirar profundamente e utilizar a técnica da visualização.
Uma das chaves para resistir ao frio é manter uma respiração profunda e controlada. Portanto, inspire lentamente pelo nariz e solte o ar pela boca para ajudar a acalmar o sistema nervoso e aumentar a tolerância ao frio.
Ademais, vale a pena praticar a técnica da visualização. Então, ao estar na banheira de gelo, busque visualizar um lugar calmo e relaxante em sua mente. Isso pode ajudar a distrair do desconforto do frio e tornar o banho mais agradável.
Por que o tempo de imersão na banheira de gelo é importante?
Após descobrir quanto tempo uma pessoa deve ficar na banheira de gelo e como aumentá-lo, vale a pena entender porque é tão importante respeitá-lo.
O tempo de imersão na banheira de gelo é relevante porque, primeiro, ele está diretamente relacionado à sua eficácia.
E segundo, porque a exposição prolongada a temperaturas muito baixas pode ser perigosa para a saúde e levar a lesões, como:
- Queimaduras na pele
- Hipotermia
- Problemas respiratórios
Portanto, para fazer uma imersão segura e evitar esses riscos, respeite o limite de 15 minutos ao praticar a técnica da banheira de gelo, ok?
Além disso, não deixe de observar a reação do seu corpo, e interrompa o banho de gelo imediatamente se houver qualquer desconforto extremo, tontura ou dificuldade em respirar.
Por fim, além desses pontos, vale ressaltar que a banheira de gelo não deve ser feita por qualquer pessoa — em especial, por quem tem algum problema de saúde.
Então, antes de colocá-la em prática é altamente recomendável que você consulte um médico para verificar se pode ou não imergir em uma banheira de gelo.
Gostou do conteúdo? As dicas e informações apresentadas foram úteis? Esperamos que sim! E caso você queira comprar uma banheira específica e projetada para banhos de gelo, convidamos você a conhecer os produtos da Gelo!