O que fazer e o que não fazer na prática do banho de gelo?

O banho de gelo é um tipo de terapia bastante utilizado por atletas, celebridades e pessoas que se preocupam com o bem-estar físico e mental.

Isso porque, quando feito de forma apropriada, esse banho tem o poder de aliviar dores, recuperar músculos, reduzir inflamações e inchaços, tratar lesões, diminuir o estresse e os sintomas de depressão e muito mais.

Prática do banho de gelo

Contudo, embora a prática ofereça esses e outros benefícios, é válido saber que existem alguns aspectos que você deve considerar e outros que você deve evitar para que esse banho seja bem-sucedido e proporcione os resultados desejados.

Quer saber o que você deve e não deve fazer na prática do banho de gelo? Então acompanhe este conteúdo até o final!

Vamos lá?

O que fazer na prática do banho de gelo?

Vamos conhecer as melhores práticas a serem seguidas durante um banho gelado.

Começar devagar

Tomar banhos frios já não é um costume de grande parte das pessoas. Agora, imagine fazer isso em condições em que a água está completamente gelada — por volta de 10 graus Celsius? Difícil, não é mesmo?

Logo, para fazer a prática do banho de gelo de modo apropriado e eficiente, é fundamental começar aos poucos.

Não tem necessidade de levar o seu corpo até um limite extremo. Até porque, isso pode causar um choque térmico, hipotermia, além de outras situações que podem prejudicar a sua saúde.

Portanto, comece devagar, tenha cautela. O que quer dizer, primeiro, não utilizar temperaturas muito baixas logo de início e, segundo, não ficar muito tempo na água — nas primeiras sessões, alguns minutos já são suficientes.

Depois, à medida que você se adapta e o seu corpo se acostuma com os banhos frios, você pode, lentamente, começar a experimentar temperaturas mais baixas e a ficar mais tempo na água.

Respeitar os seus limites

Pegando gancho com o tópico anterior, outra coisa que você deve fazer na prática do banho de gelo é sempre respeitar os seus limites.

Como você viu, a terapia de frio pode ser bastante benéfica, porém é importante não exagerar. Caso contrário, você correrá riscos e talvez tenha que lidar com alguns problemas posteriormente.

Sendo assim, se for começar a praticar o banho de gelo em sua rotina, comece com sessões curtas e aumente gradualmente o tempo e a intensidade conforme seu corpo se adapta à terapia.

Se você sentir dores muito fortes, formigamento ou dormência, por exemplo, interrompa o banho e aqueça-se.

Fazer a terapia após uma atividade física

A terapia de gelo pode ser uma ótima maneira de ajudar o corpo a se reabilitar após exercícios físicos.

Sendo assim, recorra a essa prática somente depois que fizer uma atividade física, ok? Dessa forma, você poderá aliviar as dores e acelerar o processo de recuperação muscular.

Vale destacar que essa prática é especialmente eficaz após treinamentos intensos e que envolvem fatores como condicionamento físico e resistência, como CrossFit, musculação e levantamento de peso.

Nessas atividades, os músculos tendem a ficar doloridos e inflamados, sendo o banho de gelo uma forma de amenizar esses sintomas.

Preparar-se física e mentalmente

Para grande parte das pessoas, o banho de gelo é uma atividade bastante desafiadora.

Nesse contexto, se você também enxerga a prática dessa forma, é interessante buscar maneiras de preparar a sua mente e o seu corpo para a terapia.

Agora, como? Com alongamentos, meditações e técnicas de respiração, por exemplo.

Manter-se aquecido após a prática

Outro ponto referente ao que fazer na prática do banho de gelo é manter-se aquecido após terminar a terapia.

Nesse sentido, assim que sair do recipiente, utilize uma toalha para se secar e vista roupas quentes para se agasalhar.

Ou ainda, você pode tomar um banho morno. Trata-se de uma medida em que você realizará a chamada terapia de contraste (frio e depois quente).

O que não fazer na prática do banho de gelo?

Agora que você já sabe o que deve fazer em relação à prática do banho de gelo, confira o que você não deve fazer nesse tipo de terapia!

Ficar no banho de gelo por mais de 15 minutos

Se tem algo que você não deve fazer em relação ao banho de gelo é ficar na banheira, tanque ou qualquer outro recipiente por mais de 15 minutos.

Isso porque, ao exceder esse tempo, você pode ocasionar danos aos tecidos e até mesmo sofrer queimaduras por causa do frio intenso.

Sendo assim, sempre respeite o limite de tempo recomendado de 15 minutos ao fazer a terapia, combinado?

Fazer a terapia se você tiver certos problemas de saúde

Embora o banho de gelo possa ser benéfico em diversos aspectos, ele não é indicado para todo mundo.

Então, se você tem, por exemplo, problemas circulatórios, diabetes, hipertensão, entre outras condições médicas, evite esse tipo de terapia. Só a faça se o seu médico autorizar.

Tomar banho de gelo com feridas abertas ou áreas infectadas

Se você estiver com alguma ferida aberta ou uma área infectada, não use a terapia de gelo, pois isso pode piorar a infecção e atrasar a cicatrização.

O ideal é aguardar até que a ferida esteja completamente curada antes de começar a tomar o banho de gelo, ok?

Usar a terapia como uma solução definitiva e permanente

Conforme explicado ao longo do artigo, a terapia de frio pode ser útil para diversas situações, como aliviar dores, inchaços e inflamações.

Contudo, vale ressaltar que essa prática não deve ser usada como uma solução definitiva e permanente para um problema específico.

O mais aconselhável é consultar um médico para que ele possa diagnosticar o problema e apresentar soluções que ajudem no seu tratamento e na sua recuperação.

O banho de gelo deve servir como um complemento, um auxílio. Porém, é importante verificar se não há outros procedimentos que você deve seguir, como tomar algum tipo de remédio durante um prazo específico.

Imergir na água sozinho nas primeiras vezes

Por fim, outra coisa que você não deve fazer na prática do banho de gelo é imergir na água sem ninguém por perto nas primeiras vezes.

Isso porque, como será uma experiência nova, diferente, é indicado que você tenha a companhia de alguém no ambiente.

Então, para garantir mais segurança na prática e evitar riscos desnecessários, conte com o apoio de alguém — ao menos nas primeiras sessões.

Depois, quando estiver mais acostumado com a prática, poderá fazê-la sozinho e sem maiores preocupações.

Entendeu o que você deve e não deve fazer na prática do banho de gelo? Como você viu, são cuidados essenciais para tornar a prática mais segura, agradável e benéfica.

Para encerrar, que tal conhecer a linha de produtos da Gelo? Nossa banheira é moderna e compacta para que a sua terapia fria possa ser feita da melhor maneira possível. Entre em contato conosco e saiba mais!

Voltar para o blog