Por que os banhos frios são tão benéficos para a recuperação muscular?

Para quem tem o hábito de se exercitar, dar atenção à recuperação muscular é um cuidado fundamental. Isso porque se trata de um processo que ajuda a reduzir dores, diminui os riscos de fadiga e lesões e ainda contribui para que o corpo esteja preparado e revigorado para o próximo treino ou competição.

Agora, você sabe qual é a relação dos banhos frios com a recuperação muscular? Se você tem interesse em saber mais sobre o assunto, não deixe de acompanhar as informações a seguir!

Banhos frios para recuperação muscular

O que você verá nesse conteúdo?

Vamos lá?

O que é a recuperação muscular?

Ao fazer uma atividade física, especialmente em intensidades mais elevadas, o organismo recebe uma série de estímulos. E estes, por sua vez, influenciam na circulação sanguínea, na respiração e nos músculos.

Pois bem, a recuperação muscular consiste em um processo realizado pós-treino para que os músculos que foram exigidos durante a atividade física possam se restabelecer.

Dessa forma, é possível evoluir o condicionamento físico e melhorar a performance esportiva.

O que ajuda na recuperação muscular pós-treino?

Sabendo o que é a regeneração muscular pós-treino e a sua importância, vale a pena compreender o que ajuda nessa recuperação. Veja!

Descanso

Quando você pratica uma atividade física e exige mais do seu corpo, é fundamental que você valorize o descanso.

Afinal, é depois do treino que o seu organismo repara os "danos" que foram ocasionados durante o período de esforço e se adapta (ficando mais forte) para suportar as exigências do exercício.

Por isso, mais do que treinar bem, é de suma importância cuidar do seu sono. O indicado é dormir entre 7 e 8 horas por dia.

Massagem

Outra medida que ajuda na recuperação muscular são as massagens. Por meio delas, um profissional consegue “soltar” a sua musculatura, de modo a deixá-la mais relaxada.

Ademais, ela ainda gera um estímulo na irrigação sanguínea na região em que os movimentos são realizados.

Desse modo, há uma aceleração na eliminação de toxinas, possibilitando que mais nutrientes e substâncias responsáveis por combater a inflamação cheguem até os tecidos afetados pelo exercício.

Alimentação

O que você come no dia a dia influencia diretamente na sua saúde, disposição e também na sua recuperação muscular.

Portanto, em sua rotina, procure manter uma alimentação balanceada. Por exemplo, com frutas, legumes, verduras, grãos, oleaginosas, ovos, peixes etc.

É essencial fornecer ao corpo os nutrientes necessários para que ele possa repor a energia gasta durante o treino e, assim, consiga recuperar a musculatura danificada.

Agora, além do descanso adequado, das massagens e da alimentação balanceada, você sabia que os banhos gelados também podem contribuir para a recuperação muscular?

Entenda melhor essa questão no tópico a seguir!

Como os banhos frios ajudam na recuperação muscular?

Os banhos frios (ou banhos de gelo) consistem em um tipo de técnica em que uma pessoa fica com parte do corpo imerso na água gelada durante um curto período — normalmente de 3 a 10 minutos.

Para isso, ela pode ficar embaixo do chuveiro, em uma banheira, em um barril, em um tanque ou em outro recipiente.

Atualmente, essa técnica é denominada como crioterapia e geralmente é feita em uma temperatura que varia de 4°C a 14°C.

Agora, como esse tipo de técnica pode ajudar na regeneração muscular pós-treino?

No caso, ao tomar um banho frio ou um banho de gelo, os vasos sanguíneos se contraem. Dessa maneira, há uma redução nas dores, nos inchaços, além de um alívio em sintomas de inflamação.

Sabe quando você se machuca e coloca uma compressa de gelo na área afetada? A ideia é a mesma, porém no corpo todo.

Os banhos frios costumam aliviar a tensão muscular por conta de seus efeitos no fluxo sanguíneo. Eles têm um efetivo analgésico.

Principais benefícios do banho frio para os músculos

Segundo um artigo publicado na National Library of Medicine, ao tomar uma banho gelado, gera-se uma vasoconstrição, isto é, um estreitamento dos vasos sanguíneos que reduz o fluxo sanguíneo para a pele e as extremidades.

Como consequência, limita-se a inflamação e o inchaço das fibras musculares e, assim, pode fazer com que você sinta menos dor depois de treinar.

Além disso, em outra pesquisa, verificou-se que a água fria pode aumentar as respostas imunológicas.

Conforme o estudo, tomar um banho gelado pode aumentar o número de glóbulos brancos no corpo, sendo estes responsáveis ​​por manter o sistema imunológico forte e saudável.

Então, além de contribuir para a recuperação muscular, os banhos frios e de gelo ainda ajudam na prevenção de doenças.

Não à toa, diversos atletas de diferentes esportes costumam recorrer a esse tipo de técnica.

Como se acostumar com banhos frios?

Como você conferiu acima, os banhos frios podem ser de grande valia para pessoas que desejam ter uma melhor recuperação muscular.

No entanto, para muitos indivíduos, só de pensar em tomar um banho com a água gelada já gera calafrios. Sendo assim, diante desse cenário, o que fazer?

Bom, se você tem interesse em colher os benefícios de um banho frio para a sua recuperação muscular e para a sua saúde de modo geral, o melhor a se fazer é começar aos poucos.

Então, não saia de um banho quente que você já estava acostumado para um totalmente frio. Em vez disso, primeiramente deixe a água morna e vá se adaptando com ela.

Depois de alguns dias, vá colocando a água em uma temperatura mais baixa, até que ela de fato esteja gelada.

Assim, com essa redução gradual na temperatura, a tendência é que você comece a se habituar a tomar banhos nessa condição.

Além desse ponto, vale destacar ainda que, antes de começar a tomar banhos frios ou a imergir em águas geladas, é recomendado falar com seu médico ou um profissional da saúde.

Isso porque, embora benéfica, essa técnica pode apresentar alguns riscos, especialmente se você tiver alguma condição de saúde relacionada ao coração ou à pressão arterial.

Portanto, para evitar problemas, não deixe de consultar um especialista para verificar se você pode ou não tomar banhos gelados em sua rotina, ok?

Considerações finais

Ao longo deste artigo, você conferiu o que é a recuperação muscular e quais as principais práticas que contribuem para essa reabilitação.

Como você viu, além do descanso, das massagens e da alimentação adequada, os banhos frios e gelados podem ser de grande valor para esse objetivo. Portanto, vale a pena considerá-los.

Gostou do post? Então continue acompanhando nosso blog e veja mais dicas e informações úteis sobre saúde e bem-estar!

Voltar para o blog