Como funciona o banho de gelo para a depressão?

A terapia fria, também conhecida como banho de gelo, é um tratamento não invasivo que penetra profundamente em todo o corpo.

As temperaturas frias alteram a forma como o sistema nervoso do corpo se comunica com o cérebro, ajudando a melhorar a sua saúde. A imersão em água fria também é uma ferramenta terapêutica poderosa para ajudar a tratar pessoas com depressão e outras condições mentais.

Banho de gelo para a depressão

A depressão atinge um grande número de pessoas em todo o mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde, mais de 280 milhões de pessoas são afetadas pela depressão.

Isso, juntamente com outras condições mentais, pode alterar nosso humor e a maneira como raciocinamos diariamente.

Por isso, nesse conteúdo, vamos explorar um pouco mais esse tema que é de grande relevância para quem sofre com algum tipo de tristeza profunda ou depressão.

O que você verá nesse conteúdo?

Vamos lá?

A relação entre terapia fria e depressão

A terapia fria é uma prática testada pelo tempo que demonstrou ajudar na recuperação de várias condições de saúde. Nos últimos anos, a terapia fria tem sido usada para ajudar a tratar a depressão e transtornos de humor.

Alguns tratamentos de terapia fria incluem imersão em água fria (banho de gelo, chuveiros de água fria, hidroterapia) e câmaras de gelo de crioterapia no nível da superfície.

Um estudo foi feito em uma mulher diagnosticada com depressão desde os 17 anos de idade e resistente ao tratamento (à fluoxetina). Aos 24 anos, ela queria ficar livre da medicação após o nascimento de seu filho.

Ela então recorreu a banhos de água fria, o que melhorou seu humor imediatamente após cada mergulho.

Por isso a hidroterapia é reconhecida como um método eficaz para tratar a depressão e melhorar o humor.

Chuveiros frios e banhos de gelo, por exemplo, podem criar um efeito de “choque” no corpo. Esse processo ativa impulsos nervosos elétricos que se estendem do cérebro ao sistema nervoso.

Foi demonstrado que imita efeitos semelhantes aos antidepressivos. É por isso que a exposição à água é tão prevalente no tratamento de transtornos de humor e depressão.

Cada condição mental é diferente, mas algumas pessoas que sofrem de transtornos de humor podem apresentar alguns destes sintomas:

  • Mudanças repentinas de humor 
  • Depressão maníaca
  • Ansiedade
  • Dores de cabeça
  • Dor relacionada à inflamação
  • Insônia
  • Tristeza 
  • Um sentimento de ser inadequado 
  • Fadiga 
  • Sentimentos de culpa
  • Isolamento 
  • Não gosta mais das atividades que fazia antes
  • Períodos de maior alegria e tristeza

🧊 Leia também: Benefícios do banho gelado para saúde mental: 5 fatos surpreendentes

4 razões para usar a terapia fria para depressão

Agora que nós já começamos a compreender como o banho de gelo pode estimular a resposta corporal a algumas situações, vamos conhecer melhor os principais aspectos que colaboram para a recomendação da prática da terapia fria para casos de depressão.

Por isso, separamos abaixo 4 informações úteis a respeito da água gelada com combate aos níveis de estresse, tristeza e ansiedade.

1. A terapia fria pode diminuir os níveis de ansiedade

A terapia fria é testada de várias maneiras e tem sido usada por milênios. Também é eficaz no tratamento da ansiedade  e dos sintomas relacionados a esse distúrbio. A exposição à água fria, como banho de gelo e chuveiros frios, pode ajudar a diminuir a ansiedade e seus sintomas.

A imersão ou exposição à temperatura fria por apenas dois a três minutos por dia pode mudar a maneira como o corpo responde aos gatilhos de ansiedade.

2. Reduz os níveis de estresse

Um estilo de vida de alto estresse pode levar a muitos problemas de saúde devido à pressão que exerce sobre o corpo. O estresse pode afetar a nível físico e mental. Embora seja crítico para respostas de luta ou fuga, o estresse crônico pode ser perigoso.

A exposição à água fria pode ajudar a reduzir os níveis de estresse e os sintomas relacionados, porque as temperaturas frias afetam o corpo diminuindo os níveis de cortisol.

Esse hormônio é um componente importante da resposta de luta ou fuga, mas você não precisa que ele permaneça durante o tempo de inatividade.

3. Pode reduzir transtornos bipolares e seus sintomas

A terapia fria é uma opção de tratamento holístico não invasivo para o tratamento do transtorno afetivo bipolar. O transtorno bipolar pode ser extremamente grave em algumas pessoas e muitas vezes resulta em depressão maníaca e automutilação.

O tratamento medicamentoso bipolar é comum, mas nem sempre eficaz. Estudos mostram que exercícios respiratórios e terapia com frio podem ajudar a tratar o transtorno bipolar e até ajudaram os pacientes a alcançar a remissão.

4. Reduz os sintomas de depressão

A depressão pode ser debilitante e pode atrapalhar o pensamento, a tomada de decisões e a vida em geral. Por muitos anos, os antidepressivos foram a resposta para tratar a depressão em pacientes.

Mas, assim como no transtorno bipolar, os medicamentos nem sempre são eficazes. Na verdade, eles também podem ter muitos efeitos colaterais prejudiciais.

Há uma variedade de estudos e testes que mostram que a terapia fria ajuda a melhorar os sintomas da depressão.

Também tem sido mais eficaz do que os medicamentos para levar os pacientes à remissão da depressão. Combinar terapia com água fria com respiração holotrópica ou meditação é uma ótima maneira de aumentar os benefícios positivos de um banho de gelo.

Terapia fria como um tratamento eficaz para dores de cabeça

O tratamento com terapia fria ajuda a melhorar os sintomas relacionados aos transtornos do humor, incluindo dores de cabeça.

Além disso, as enxaquecas são frequentemente o resultado de situações estressantes ou ansiedade. As dores de cabeça geralmente acompanham o humor deprimido por causa de como o corpo responde a certos elementos ou estimulantes.

A pesquisa descobriu que a terapia fria foi usada para tratar dores de cabeça de enxaqueca já há 150 anos. Notas autodocumentadas e manuscritos de James Arnott também mostram a eficácia da terapia com água fria na redução de dores de cabeça debilitantes.

E aí, gostou de conhecer mais sobre como funciona o banho de gelo para depressão? Perceba que a prática regular pode oferecer diversos benefícios.

Você está pronto para aproveitar os benefícios de um mergulho frio? Encomende a sua Gelo hoje e experimente os benefícios por si mesmo no conforto da sua casa.

Voltar para o blog