Manual do usuário e instalação

Última atualização: 27/06/2024

(!) AVISO: Cuidado com a tubulação ao mover a banheira

Leia primeiro as perguntas frequentes para respostas rápidas e simples.

O que você verá nesse conteúdo?

Vamos lá?

Tenha uma ótima leitura e bons mergulhos!

Medidas de segurança

Leia e siga todas as advertências e instruções para reduzir o risco de lesões graves ou morte! Mantenha essas advertências e instruções para referência futura.

  1. (!) PERIGO: Para reduzir o risco de afogamento, não permita que crianças menores de 18 anos usem a Gelo. O uso por qualquer pessoa menor de 18 anos deve ser aprovado por um profissional médico e supervisionado o tempo todo.
  2. (!) PERIGO: Risco de afogamento. Evite o acesso a Gelo por crianças e animais de estimação. Sempre fixe a capa usando as tiras e botões quando a Gelo não estiver em uso. A capa pode não evitar o acesso a Gelo em todas as condições. É responsabilidade do proprietário garantir que crianças e animais de estimação não possam acessar a Gelo. Não permita que crianças brinquem perto ou com a Gelo.
  3. (!) PERIGO: Risco de hipotermia. A imersão em água fria pode induzir a hipotermia, que pode ser fatal. Pare imediatamente o uso e chame o 192 se você apresentar sinais de hipotermia, como tremores violentos, letargia, problemas de fala, habilidades motoras reduzidas, músculos rígidos, pele azul ou batimentos cardíacos irregulares. Por favor, leia informações adicionais sobre hipotermia abaixo.
  4. (!) PERIGO: O uso prolongado pode aumentar o risco de hipotermia.
  5. (!) PERIGO: Risco de afogamento. A imersão repentina em água fria pode induzir o choque térmico que pode levar ao pânico, perda do controle da respiração, habilidade mental prejudicada, ou alterações na frequência cardíaca e pressão arterial. Use sob supervisão até entender como seu corpo reage ao uso da Gelo.
  6. (!) PERIGO: Nunca use álcool ou drogas antes ou durante o uso da Gelo. O uso de álcool ou drogas pode aumentar significativamente o risco de hipotermia fatal, perda de consciência ou afogamento.
  7. (!) PERIGO: Risco de aprisionamento e afogamento. Os encaixes de sucção na Gelo são dimensionados para coincidir com o fluxo específico de água criado pela bomba. Caso seja necessário substituir os encaixes de sucção ou a bomba, certifique-se de que as taxas de fluxo sejam compatíveis. Nunca opere a Gelo se os encaixes de sucção estiverem quebrados ou ausentes. Consulte à Gelo para obter assistência na obtenção de encaixes de sucção de reposição.
  8. (!) AVISO: Consulte um médico antes de usar se você estiver grávida ou puder estar grávida, sofrer de obesidade ou tiver um histórico médico de doenças cardíacas, pressão arterial baixa ou alta, problemas no sistema circulatório ou diabetes.
  9. (!) AVISO: Consulte um médico antes de usar se você estiver tomando medicamentos que possam causar sonolência ou afetar a frequência cardíaca, pressão arterial ou circulação.
  10. (!) AVISO: Não use a Gelo se estiver sofrendo de uma doença infecciosa.
  11. (!) AVISO: Pessoas com capacidades físicas, sensoriais ou mentais reduzidas, ou falta de experiência ou conhecimento, devem usar a Gelo apenas sob supervisão.
  12. (!) AVISO: Sempre verifique a temperatura da água com um termômetro preciso antes de usar. A tolerância dos dispositivos de regulação de temperatura da água pode variar até +/-2°C.
  13. (!) AVISO: Para diminuir o risco de lesões, tenha cuidado ao entrar e sair da Gelo.
  14. (!) AVISO: A menos que você seja qualificado e conhecedor para trabalhar com produtos elétricos e seus componentes, não faça a manutenção deste produto por conta própria. Abrir ou remover a tampa traseira pode expor você a voltagens perigosas ou outros riscos. Se você não tem experiência com energia doméstica, fiação, componentes elétricos e resolução de problemas; entre em contato com um técnico de serviço qualificado. Se o cabo de alimentação estiver danificado ou houver sinais de outros danos potencialmente perigosos na unidade, desligue o disjuntor da parede e solicite assistência de pessoal qualificado.

Segurança elétrica

  1. (!) PERIGO: Risco de choque elétrico. Instale pelo menos 1,5 metros de distância de todas as tomadas elétricas e eletrodomésticos.
  2. (!) PERIGO: Risco de Choque Elétrico. Não permita nenhum aparelho elétrico, como uma luz, rádio, televisão, etc., a menos de 1,5 metros da Gelo.
  3. (!) PERIGO: O cabo de alimentação deve ser desconectado quando o painel traseiro for removido. O painel traseiro deve ser removido apenas para fins de solução de problemas por um técnico qualificado. A energia só deve ser restaurada quando o painel traseiro estiver instalado.
  4. (!) AVISO: Conecte a Gelo apenas em uma tomada de serviço dedicada de 127V ou 220V e 10A para a Gelo PRO e 220V e 16A para a Gelo PRO MAX, sempre com 2 fios mais o fio de terra. O termo "dedicada" significa que o circuito elétrico para a Gelo não está sendo usado para nenhum outro item elétrico. O motor da Gelo PRO e Gelo PRO MAX já inclui um disjuntor de 10A e 16A respectivamente. A tomada deve ser facilmente acessível e visível para o ocupante da Gelo, mas instalada a pelo menos 1,5 metros da água da Gelo.
  5. (!) AVISO: A Gelo deve ser instalada de acordo com todos os códigos elétricos locais aplicáveis. Todo trabalho elétrico deve ser realizado por um eletricista experiente e licenciado, e aprovado por uma autoridade local de inspeção elétrica/construção. Recomendamos o uso de conduítes elétricos apropriados, acessórios e fiação para todos os circuitos.

Precauções de instalação e manutenção

  1. (!) Não importa onde você instale a Gelo, é importante ter uma base sólida para suporte. Se estiver usando lajes de pátio, elas devem ter pelo menos cinco centímetros de espessura e trinta centímetros quadradas. Mesmo com as lajes no lugar, a Gelo possivelmente se assentará e ficará irregular, podendo exigir relevelamento ao longo do tempo.
  2. (!) Instalação de deck: Para garantir que seu deck possa suportar a Gelo, é necessário conhecer a capacidade máxima de carga do deck. Consulte um empreiteiro de construção qualificado ou engenheiro estrutural. Essa carga por metro quadrado não deve exceder a capacidade avaliada da estrutura, ou danos estruturais sérios podem ocorrer. A Gelo tamanho normal com água pesa 320 kg e tamanho grande com água pesa 440 kg.
  3. (!) Não ligue a energia até que a Gelo esteja preenchida com água até o nível necessário, 10 centímetros acima do ralo de fundo. Acionar a bomba sem água pode causar danos imediatos e anular a garantia!
  4. (!) CUIDADO: Mantenha a química da água de acordo com as instruções deste manual. A química inadequada da água pode causar irritação na pele ou danificar a Gelo.

Informações importantes sobre hipotermia

  1. A imersão prolongada em água fria pode induzir hipotermia. Embora seja importante manter nossos corpos devidamente aquecidos, é igualmente importante para nós sermos capazes de nos resfriar. Mas em certas condições ambientais, nossos corpos podem se resfriar excessivamente.
  2. Nossas temperaturas caem muito quando atingem temperaturas internas hipotérmicas de 35 graus e abaixo. Existem quatro principais formas pelas quais nossos corpos liberam calor e se resfriam: condução, convecção, radiação e evaporação.
  3. Cada um desses processos nos ajuda a manter temperaturas internas saudáveis. Eles também nos proporcionam uma compreensão melhor de como a hipotermia ocorre. Quando as reações de aquecimento de alguém, como tremer, não são suficientes para superar o processo de resfriamento, a hipotermia pode se instalar. Procure por vários sinais importantes indicando as diferentes fases da hipotermia. Hipotermia leve: tremores, arrepios, dificuldade com habilidades motoras complexas. Hipotermia moderada: tremores violentos, letargia, problemas de fala, dificuldade com habilidades motoras simples. Hipotermia grave: músculos rígidos, atordoado, tremores cessaram, pele azul, batimento cardíaco irregular, inconsciência.

Leia antes de instalar a Gelo!

Inspecione a embalagem e certifique-se de que todos os itens estão presentes:

  • Capa térmica protetora e sacolinha com parafusos e botões
    Parafuse os botões para prender a capa à Gelo.
  • Suporte para celular
    Fixe na Gelo para segurar seu telefone.
  • Peneira pequena para limpeza
    Retire quaisquer resíduos flutuantes da Gelo.
  • Mangueira verde para drenagem
    Conecte no engate rápido na abertura da direita apenas para drenar a Gelo.
  • Chave para filtro
    Use para abrir e fechar o filtro e trocar o refil.

Instruções para o motor

Estamos muito empolgados para que você mergulhe no frio, mas pedimos que deixe o motor em posição vertical e desconectado por 30 minutos antes de ligá-lo. O refrigerante pode ter sido agitado durante o transporte e precisa de tempo para se estabilizar.

Instruções de instalação

Leia e siga cronologicamente o passo a passo nestas instruções para realizar a correta instalação da Gelo. Em caso de dúvida ou divergência, pare nesse passo, desligue a banheira da tomada e entre em contato conosco pelo WhatsApp.

0. Entender que a banheira e o motor são duas peças

Separar e juntar a banheira do motor sempre frontalmente (em verde) e nunca lateralmente (em vermelho) para proteger assim o encanamento interno (em azul). Também ao tirar da caixa de madeira e papelão pela primeira vez.

(!) AVISO: Nunca pegar a banheira pela tubulação (em azul). Ao levar a Gelo para outro espaço, mover a banheira e o motor de forma independente. Assegurar que a banheira não está conectada ao motor antes de realizar essa operação.

1. Remover a caixa de madeira e papelão

Usar uma ferramenta para fazer alavanca. Cuidado com as pontas dos grampos. Não ter crianças nem animais de estimação por perto.

2. Movimentar até o espaço desejado

Usar duas pessoas para movimentar tanto a banheira quanto o motor. Lembre-se de separar a banheira do motor frontalmente e não pegar a banheira pela tubulação.

3. Separar a capa térmica, brindes e marcos do motor

Junto à capa há uma sacolinha com dois parafusos e dois botões caso você queira assegurar a capa térmica à Gelo, fique de olho para não perdê-los. Os brindes também estão junto à capa. Há um total de três marcos para as aberturas do motor.

4. Tirar os plásticos e proteções

Atenção, não riscar a banheira nem o motor ao remover os plásticos.

5. Colocar o motor e a banheira na posição final

Primeiro, coloque o motor na posição final. A abertura frontal (em vermelho) deve estar a pelo menos 40 cm de qualquer parede para que o motor possa funcionar de forma eficiente e para que você consiga trocar o filtro. Lembre-se de que o cabo de força tem 2 metros de comprimento.

Uma vez satisfeito, encaixe a banheira de forma frontal (em verde).

6. Conectar a banheira ao motor

Na abertura lateral esquerda do motor, conectar as duas mangueiras do motor à banheira rosqueando os bicos de torneira na posição correta. Uma mangueira vai da parte superior da banheira à parte superior do motor, e a outra mangueira vai da parte inferior da banheira à parte inferior do motor.

(!) AVISO: Não usar a mangueira verde para conectar a banheira ao motor. A mangueira verde de 3 metros é apenas para drenar a banheira, conectando-a no engate rápido na abertura lateral direita do motor e direcionando-a para o dreno mais próximo.

7. Entender os registros

Há três registros. O registro "E" é o de entrada da banheira para o motor, o registro "S" é o de saída do motor para a banheira, e o registro "D" é para drenar a banheira. Um registro está aberto quando está paralelo à tubulação e fechado quando está perpendicular à tubulação. Os registros "E" e "S" devem ficar completamente abertos para garantir a correta circulação da água.

(!) AVISO: Nunca ligar o motor com o registro "E" ou o registro "S" fechado, do contrário, peças críticas do motor podem quebrar. Abrir o registro "D" apenas para drenar a banheira e sempre com o motor desligado.

8. Encher parcialmente a banheira com água

Encher a banheira até chegar ao degrau/jatos, mas sem ultrapassar eles. Lembre-se de manter os registros "E" e "S" abertos e o registro "D" fechado. Assegure que não haja pingamentos no motor. Garanta que o filtro esteja bem apertado, rosqueando-o no sentido anti-horário com a chave de filtro.

Encher a banheira com uma mangueira pela parte superior. Nunca utilize o registro 'D' para enchimento, pois ele é exclusivamente projetado para drenar a banheira.

9. Conectar o motor à tomada e ligar a banheira

Gelo PRO:

  • Voltagem: 127V ou 220V (!) AVISO: o equipamento não é bivolt
  • Tomada: 10A
  • Potência máxima: 455W
  • Frequência: 60 Hz

Gelo PRO MAX:

  • Voltagem: 220V
  • Tomada: 20A
  • Potência máxima: 805W
  • Frequência: 60 Hz

No interior do motor, há um disjuntor e um dispositivo Diferencial Residual (DR), obrigatório por lei para spas. Se detectar uma fuga de corrente, ele irá desarmar e desligar o motor. Assim, não é necessário fazer nenhum ajuste no seu quadro elétrico para acomodar o equipamento.

Ligar a banheira pressionando até o final o botão pneumático na lateral do motor. No interior do teto do motor, na esquerda acima do filtro, protegido por um suporte de alumínio, pegar a controladora da bomba de circulação e selecionar o programa 110 (pode alterar o programa com os dois botões da esquerda). Os jatos devem estar funcionando e expulsando água com força, pelo menos 20 cm na vertical.

10. Encher a banheira até o final

Acabar de encher a banheira com água, deixando pelo menos 10 cm até o topo para não vazar ao entrar uma pessoa. Os adesivos com linhas e números de 1 a 10 servem simplesmente como referência, você pode encher mais ou menos do que nessas linhas. Para evitar vazamento, recomendamos encher menos e, após entrar uma pessoa, ajustar o nível da água.

11. Regular as bolhas dos jatos

Fechar o registro que se encontra após o filtro o mínimo até começar a sair bolhas pelos jatos. Se fechar mais do que o necessário, o filtro não estará trabalhando nas condições ideais. Se fechar pouco e não houver bolhas, o gerador de ozônio não estará funcionando corretamente.

No vídeo abaixo, utilizamos uma peça fora do motor para melhor visibilidade. Lembre-se de que o registro está aberto quando estiver paralelo à tubulação e fechado quando estiver perpendicular.

(!) AVISO: Após 24 horas de colocar um novo refil no filtro, as bolhas podem desaparecer devido ao refil se assentar. Se for o caso, feche um pouco mais o registro até as bolhas retornarem.

12. Ajustar a temperatura da água

Escolher a temperatura desejada da água na controladora digital:

  • Pressionar o botão SET abaixo à esquerda por 3 segundos
  • Alterar a temperatura utilizando as setas à direita
  • Pressionar uma vez o botão SET abaixo à esquerda
  • Pronto!

A Gelo PRO esfria acima de 1 grau por hora, enquanto a Gelo PRO MAX esfria acima de 3 graus por hora. Isso significa que no primeiro dia, levará em média entre 8 e 12 horas para resfriar os 250-350 litros de água. Após atingir a temperatura que você programou, ela desliga automaticamente. Quando a temperatura sobe 1 grau acima do valor programado, a motor liga automaticamente para resfriar a água até a temperatura definida.

(!) AVISO: Espere essas 8 a 12 horas até que a água atinja a temperatura escolhida antes de colocar os marcos nas três aberturas do motor. Dessa forma, obtemos uma maior ventilação e melhor desempenho do motor durante esse primeiro esforço inicial.

Informações importantes sobre a garantia

Nunca adicione sal nem produtos com cloro ou bromo à água. Observe que danos causados por uma química inadequada da água não estão cobertos pela garantia.

O fluxo de água deve ser contínuo, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Água estagnada não é higiênica para o sistema. Matéria orgânica solidificada pode se formar dentro das tubulações e requer uma limpeza profunda com água quente para corrigir. É por esse motivo que a bomba de circulação permanece sempre ligada, mesmo quando o motor não está resfriando a água.

(!) AVISO: Quando for viajar por alguns dias, ajuste a temperatura da sua Gelo para 10ºC. Isso faz com que o motor esfrie, filtre e ozonize a água, mantendo-a limpa. Ao voltar a usar o equipamento, a água só precisa ser resfriada alguns graus, economizando tempo e energia. Se for viajar por mais de 4 semanas, drene a banheira por completo.

Cuidados da Gelo

Mensalmente ou conforme necessário

Trocar o refil do filtro

Assistir ao vídeo
  • Desconectar o cabo de força da tomada
  • Remover os marcos do motor
  • Fechar os registros "E" e "S"
  • Desrosquear o filtro em sentido horário
  • Se o filtro estiver muito apertado, usar a chave circular para fazer alavanca
  • Certificar-se de não perder o anel de borracha (ou O-ring) que assegura a vedação
  • Retirar o filtro sujo e colocar o filtro limpo
  • Rosquear o filtro no sentido anti-horário, posicionando corretamente o O-ring
  • Apertar com a chave circular para garantir que não vai pingar

(!) AVISO: Um refil excessivamente sujo pode causar desequilíbrio na química da água, resultando na perda da garantia do equipamento. Adquira refis aqui.

A cada 3 meses ou conforme necessário

Trocar a água

  • Desconectar o cabo de força da tomada
  • Remover os marcos do motor
  • Fechar os registros "E" e "S"
  • Conectar a mangueira verde de 3 metros ao engate rápido após o registro "D"
  • Abrir o registro "D"
  • Esperar a banheira drenar por completo
  • Fechar o registro "D"
  • Desconectar a mangueira verde do engate rápido
  • Desconectar as duas mangueiras entre a banheira e o motor
  • Colocar a tampa térmica no chão em frente à banheira
  • Deitar a banheira sobre a tampa térmica
  • Com uma mangueira, direcionar água sob pressão para o ralo de fundo e remover a sujeira
  • Limpar o interior da banheira com um pano e sabão neutro
  • Remover o excesso de sabão neutro com a mangueira
  • Colocar a banheira na posição vertical e encaixá-la novamente frontalmente com o motor
  • Conectar as duas mangueiras entre a banheira e o motor
  • Encher novamente a banheira com água seguindo as instruções de instalação