O que você verá nesse conteúdo?
- O que é o banho de gelo e para que ele serve?
- Quais os principais cuidados com o banho de gelo?
- Qual o melhor lugar para praticar banho de gelo?
- Existe uma alternativa mais prática para realizar esse banho?
Vamos lá?
O que é o banho de gelo e para que ele serve?
Como o próprio nome já indica, o banho de gelo consiste em uma forma de banhar-se em uma condição em que a temperatura da água está mais baixa. Geralmente, entre 4°C e 14°C.
Essa prática tem diversos fins e quando feita da maneira correta pode proporcionar diversos benefícios.
Um dos principais consiste no alívio de dores musculares. Por isso, inclusive, diversos atletas costumam recorrer a esse tipo de procedimento.
Agora, além dessa questão, vale ressaltar ainda que o banho de gelo:
- Ajuda a reduzir inflamações
- Acelera o processo de recuperação muscular
- Diminui os riscos de lesões
- Reduz sintomas de ansiedade e depressão
- Estimula o sistema imunológico
- Melhora a qualidade do sono
- Ajuda na gestão do estresse
- Aumenta a resiliência mental, tornando-o mais concentrado, determinado e menos distraído
Portanto, como você pode observar, o banho de gelo tende a ajudar em diversos aspectos da nossa vida. Logo, vale a pena considerar essa prática caso ela ainda não faça parte da sua rotina.
Agora, para isso, é importante conhecer alguns cuidados que você deve ter antes de começar a praticar esse tipo de banho.
Quais os principais cuidados com o banho de gelo?
Normalmente, grande parte das pessoas costuma tomar banhos quentes ou mornos em suas rotinas. Afinal, eles são agradáveis e relaxantes.
Nesse sentido, se você tem o hábito de banhar-se nessas condições, antes de partir para o banho gelado é importante tomar alguns cuidados.
O primeiro deles é começar devagar. Então, não faça essa mudança de maneira brusca. Comece aos poucos de modo a adaptar o seu corpo.
É interessante contar com um termômetro para medir a temperatura da água. Deixe-a, por exemplo, em 20°C e depois vá reduzindo-a.
Além dessa questão, outro cuidado importante que você deve ter com esse tipo de banho refere-se ao tempo que ficará nele.
No início, por ser uma fase de adaptação, procure ficar por até 3 minutos. Depois, com o corpo mais acostumado, fique de 5 a 10 minutos, no máximo. Busque não exceder esse tempo, pois pode ser um risco para a sua saúde.
Agora, se no começo você sentir muito desconforto e não aguentar ficar até 5 minutos, não tem problema. Saia e vá evoluindo aos poucos. Se você começar a tremer, é sinal de que já passou do ponto.
Ademais, uma observação importante: se você possui algum tipo de doença ou problema de saúde, é necessário consultar um médico para verificar se você pode ou não fazer o banho de gelo.
Talvez haja algum tipo de restrição. Então, fale com um especialista para evitar maiores riscos, ok?
Por último, um ponto que também merece ser destacado sobre o banho de gelo refere-se à frequência dele. Uma ou duas vezes por semana já está de bom tamanho. Você não precisa praticá-lo todos os dias, de segunda a segunda.
Qual o melhor lugar para praticar banho de gelo?
Conforme você acompanhou até aqui, o banho de gelo é uma prática interessante e que pode proporcionar diversos benefícios. Agora, qual seria o melhor lugar para incluí-lo em seu dia a dia?
Algumas pessoas têm o hábito de tomar um banho frio ou gelado no próprio chuveiro de casa.
Não se trata de um lugar errado, vale ressaltar. Porém, ele não tem a mesma eficácia de um banho por imersão em água fria, como em um barril, tanque ou uma banheira.
Nesses lugares, especialmente na banheira, os efeitos do banho gelado costumam ser potencializados. Logo, faz mais sentido optar por eles ao invés de apenas um banho frio no chuveiro.
Para isso, você deve, primeiramente, comprar alguns sacos de gelo. Depois, encher metade do recipiente que ficará com água fria. Por fim, despeje os cubos de gelo na água de modo a deixá-la gelada.
Vale ressaltar que você não precisa esvaziar todos os pacotes de uma só vez, ok? Faça esse abastecimento gradualmente.
Agora, se você achar que a água estará muito gelada e você terá dificuldades para entrar nela, é possível fazer outro procedimento.
No caso, encha o recipiente pela metade com água fria e entre nele. E já dentro dele, comece a adicionar os cubos de gelo. Pode ser uma forma mais fácil de se adaptar a essa condição de temperatura mais baixa.
Existe uma alternativa mais prática para realizar esse banho?
Como você viu nas explicações anteriores, os lugares mais apropriados para praticar o banho de gelo são em barris, tanques e banheiras.
Porém, conforme você acompanhou, o processo envolvendo esses recipientes é um pouco trabalhoso e custoso. Afinal, é necessário comprar sacos de gelo de modo recorrente e despejá-los de forma gradual até chegar a temperatura adequada.
Agora, imagine fazer esse processo toda semana. Não seria muito prático ou até mesmo viável, não é mesmo?
Por isso, se você busca mais praticidade e comodidade para os seus banhos de gelo, vale a pena conhecer as banheiras da Gelo.
Trata-se de produtos modernos que conseguem manter a água em baixas temperaturas, sem a necessidade de ficar colocando gelo toda vez que for usar o recipiente.
Assim, além de ter mais comodidade e obter todos os benefícios do banho de gelo, você ainda gera uma economia para o seu bolso. Afinal, não precisará gastar com sacos de gelo.
Neste post, você conferiu o que é o banho de gelo, para que ele serve e quais os seus principais benefícios. Além disso, descobriu quais são os melhores lugares para praticá-lo.
Por fim, se quiser saber mais sobre as banheiras da Gelo, entre em contato conosco!