Banheira de gelo emagrece? Saiba mais sobre a prática para perder peso

Emagrecer é uma das metas mais comuns entre as pessoas, seja por questões de estética, seja por questões de saúde. Contudo, muitas vezes essa tarefa pode parecer desafiadora e difícil de alcançar.

Por conta disso, diversas pessoas buscam diferentes alternativas e soluções para esse objetivo. Nesse contexto, está a prática de ficar imerso em uma banheira de gelo — você já ouviu falar sobre ela?

Banheira de gelo emagrece

Inúmeras pessoas, como atletas, celebridades e influencers, têm aderido a essa prática em suas rotinas devido aos diversos benefícios que ela oferece. Agora, será que ela também ajuda a emagrecer?

Para entender essa questão com mais detalhes, basta continuar acompanhando a leitura a seguir!

O que você verá nesse conteúdo?

Vamos lá?

Banheira de gelo: o que é e como funciona?

Para começar, vamos entender de forma mais aprofundada o que é e como funciona essa prática que tantos esportistas, fisiculturistas e famosos têm adotado.

A prática da banheira de gelo consiste em submergir o corpo em uma banheira com água gelada (com temperaturas entre 4°C e 14°C) e ficar nela de 2 a 15 minutos, no máximo.

O tempo ideal para a prática, segundo estudos, é de 15 minutos. Porém, como ficar em uma água muito gelada não costuma ser tarefa fácil para grande parte das pessoas, é normal, no início, ficar submerso menos tempo — de 5 a 10 minutos.

Depois, com a prática, é possível chegar a um tempo maior devido a adaptação do corpo.

O que acontece quando uma pessoa fica submersa nessas condições?

Quando uma pessoa fica submersa em uma banheira de gelo, ocorre uma queda brusca na temperatura corporal, o que pode desencadear uma série de respostas fisiológicas no organismo.

A resposta inicial do corpo é tentar manter a temperatura corporal estável por meio da contração dos vasos sanguíneos periféricos.

Assim, há uma redução da circulação de sangue para a superfície da pele e uma diminuição da perda de calor para o ambiente.

Por conta dessas reações, a pessoa que pratica esse tipo de imersão pode obter os seguintes benefícios:

  • Alívio da dor e da inflamação
  • Auxílio no combate à depressão
  • Fortalecimento do sistema imunológico
  • Melhora da circulação sanguínea
  • Melhora da recuperação muscular pós-treino
  • Redução da ansiedade e do estresse

O banho de gelo pode ajudar na perda de peso?

Como você viu no tópico anterior, a prática de ficar em uma banheira de gelo pode proporcionar diversos benefícios à saúde física e mental. Agora, será que ela também ajuda na perda de peso?

A exposição ao frio, por meio de um banho gelado, pode promover um maior gasto energético e acelerar o metabolismo — o que contribui para a termogênese (processo em que o corpo queima mais gordura para produzir calor).

O metabolismo aumentado pode durar horas após o banho de gelo e ajudar a queimar mais calorias do que o corpo normalmente faria em repouso.

Além disso, conforme explicado, a banheira de gelo ajuda a reduzir o estresse — o que também pode levar a uma perda de peso.

Isso ocorre porque o estresse é conhecido por aumentar a produção de cortisol, um hormônio que pode levar ao acúmulo de gordura no corpo.

Logo, a redução do estresse pode ajudar a diminuir os níveis de cortisol e, consequentemente, contribuir para reduzir a gordura corporal.

Então, respondendo a pergunta que trouxe você até este artigo, a prática de ficar imerso em uma banheira de gelo pode, sim, ajudar na redução de peso.

Agora, apesar disso, vale ressaltar que a banheira de gelo não deve ser vista como uma solução milagrosa para a perda de peso. Mas sim como um complemento para quem tem esse objetivo.

É importante lembrar que a perda de peso saudável envolve a combinação de diversos fatores, sendo os principais:

  • Dieta balanceada
  • Prática regular de uma atividade física
  • Descanso
  • Hidratação

Portanto, não pense que somente a banheira de gelo será suficiente para que você perca peso de fato. Se você realmente tem esse objetivo para a sua vida, os quatro pontos anteriores não podem deixar de fazer parte da sua rotina, ok?

Quais cuidados ter ao recorrer à prática da banheira de gelo?

Conforme você acompanhou nas explicações acima, o banho de gelo pode proporcionar diferentes benefícios — inclusive, ajudar no emagrecimento. Sendo assim, é natural que você tenha interesse em colocá-lo em prática, certo?

Pois bem, para esse objetivo, existem alguns cuidados essenciais que você deve ter para que consiga tirar o máximo proveito dessa prática e não correr riscos.

O primeiro cuidado é consultar um médico antes de experimentar a banheira de gelo.

Isso porque embora essa prática seja segura para a maioria das pessoas, ela não é indicada para todo mundo — em especial, para quem tem alguma condição médica.

O segundo cuidado é não exagerar no tempo de exposição. Se você ficar submerso na banheira de gelo por mais de 15 minutos, pode ter hipotermia, queimaduras, entre outros problemas.

Outro aspecto que você deve dar atenção ao praticar a técnica da banheira de gelo é monitorar a temperatura da água com um termômetro. Isso porque se ela estiver muito próxima de 0°C ou abaixo disso, pode ser um risco para você.

Além desses cuidados, vale ressaltar que você não deve praticar a imersão em água gelada se estiver doente, com febre ou caso sinta um desconforto muito forte, ok?

Por fim, mas não menos importante, sempre que for colocar esse tipo de imersão em prática, lembre-se de já deixar separado uma roupa e uma toalha seca para que você possa usar depois que sair da água.

Dicas básicas para começar essa prática

Para encerrar o artigo, separamos algumas dicas básicas para que você possa colocar em prática o banho de gelo de maneira segura, correta e eficaz:

  • Comece devagar: não mergulhe diretamente em uma banheira de gelo. Primeiramente, tome banhos frios no chuveiro e depois vá para o recipiente
  • Entre lentamente e aos poucos na banheira: não vá para água de forma direta (não “pule” no recipiente)
  • Faça movimentos leves e respire profundamente: na banheira, procure mexer um pouco os braços e as pernas. Além disso, dê atenção a sua respiração
  • Respeite o seu corpo e os seus limites: no início, será mais difícil, mas aos poucos você se acostumará

Gostou do post? Se quiser conferir mais conteúdos como esse, acesse nosso blog! Ou, se preferir, acompanhe nossa página no Instagram!

Voltar para o blog