7 dicas para se habituar a fazer exercício no frio

Fazer exercício no frio é uma atividade bastante desafiadora para grande parte das pessoas. Na hora de pegar a roupa e se preparar para sair, já costuma bater aquela preguiça e aquele desânimo, não é verdade?

Ainda mais porque diante desse cenário, é muito mais cômodo, confortável, agradável e tentador ficar em casa, deitado e debaixo das cobertas.

Porém, gostando ou não, trata-se de um esforço que vale a pena ser feito. Afinal, as atividades físicas são extremamente importantes para a nossa saúde física e mental.

Fazer exercício no frio

Sendo assim, para ajudar você a vencer essa batalha, nós separamos neste post nada menos do que 7 dicas essenciais para que você se habitue a fazer exercício no frio. Veja!

O que você verá nesse conteúdo?

Vamos lá?

Como se habituar a fazer exercício no frio? 7 dicas essenciais

Fazer exercícios regularmente, isto é, pelo menos três vezes por semana, é um hábito essencial para manter uma vida saudável e equilibrada.

Contudo, com a chegada do frio essa atividade acaba se tornando um obstáculo para muitas pessoas. É assim para você?

Se for, não deixe de acompanhar as 7 dicas a seguir e, principalmente, não deixe de colocá-las em prática em seus próximos treinos.

Assim, você poderá se exercitar de uma forma mais muito mais adequada e eficiente, e não verá o frio como um “vilão”. Confira!

🧊 Conheça a Gelo, sua banheira de água gelada no Brasil

1. Tenha um objetivo em mente

Normalmente, quem se exercita tem algum tipo de objetivo em mente, como emagrecer, ganhar músculos, melhorar o condicionamento físico etc.

Sendo assim, a primeira dica para você se habituar a fazer exercício no frio é: tenha o seu objetivo em mente. Por que você se exercita? O que você deseja alcançar?

Tenha isso bem claro na sua cabeça e utilize esse fator a seu favor. O que você almeja deve servir como motivação e foco para você sair de casa todo dia para treinar — não importa se o dia estiver quente, frio ou chuvoso.

Pense que a cada dia que você deixar o frio vencer, você estará mais distante do seu objetivo. E isso não é algo que você quer, certo?

2. Escolha o horário certo

Se você tem a flexibilidade de escolher o horário para treinar, faça isso quando for se exercitar no frio.

Isso porque, ao longo do dia, existem períodos em que o frio está mais ameno e outros em que ele está mais intenso.

Se você tem dificuldades em treinar no frio, horários como 6h (logo pela manhã) e 22h (mais a noite), por exemplo, tendem a ser mais complicados.

Portanto, se você não tem muitas limitações em termos de horários, faça alguns testes durante a semana e veja qual funciona melhor para o seu caso.

O período da manhã, entre 10h e 12h e a parte da tarde, até às 18h, costumam ser mais confortáveis para treinar em dias de frio.

3. Vista-se adequadamente

Após escolher o horário certo para se exercitar em dias de frio, é hora de pensar no preparo para esse tipo de atividade.

Sendo assim, nesta terceira dica, é hora de dar atenção às roupas que você vestirá — esse é um elemento fundamental para um bom treino no frio.

O ideal, evidentemente, é manter o seu corpo aquecido. Porém, isso não significa treinar com calças e blusas pesadas.

O que você deve escolher são roupas confortáveis (específicas para a atividade que você pratica), que permitam sua mobilidade e, ao mesmo tempo, o mantenham aquecido.

E para essa finalidade, você pode investir em camadas e usar, por exemplo, peças térmicas, como segunda pele, ou uma jaqueta corta vento. Ou ainda, você pode utilizar luvas, gorros e meias quentes.

Lembre-se apenas de não exagerar. Afinal, à medida que o seu corpo aquece durante o exercício, a tendência é que você retire algumas peças para continuar treinando.

4. Faça um aquecimento e um alongamento completo

Com as roupas adequadas, é hora de partir para o treino. Porém, antes de começar a se exercitar de fato, procure fazer um aquecimento e um alongamento completo por cerca de 10 minutos.

Assim, você preparará o corpo para a atividade e ainda diminuirá os riscos de lesões, entre outros problemas.

5. Tenha uma companhia para o treino

Outra dica interessante para se habituar a fazer exercício no frio é ter uma companhia de treino, como um amigo, uma amiga ou um familiar.

Desse modo, um pode ajudar o outro, inclusive a se manter motivado, focado e comprometido com a rotina de atividades físicas.

6. Faça exercícios em locais fechados

Muitas pessoas gostam de se exercitar ao ar livre, em contato com a natureza. Porém, têm dias que é bastante difícil fazer qualquer atividade física nesse tipo de ambiente.

Sendo assim, em dias em que o frio estiver mais intenso, procure fazer exercícios em locais fechados, como academias.

Se você tem o hábito, por exemplo, de caminhar, correr ou andar de bicicleta, saiba que há equipamentos nas academias que permitem fazer essas atividades.

Dessa forma, você poderá se exercitar e não terá que encarar o frio gelado presente no ar livre.

7. Hidrate-se

Por último, mas não menos importante, não deixe de se hidratar ao se exercitar em dias frios.

Por conta das temperaturas mais baixas, diversas pessoas não costumam ter tanta sede. Porém, a água é essencial para a saúde, o bem-estar e para manter o corpo hidratado. Então, antes, durante e depois do treino, beba água, ok?

Dica bônus: faça uma atividade que você realmente goste de fazer

Com base nas 7 dicas apresentadas até aqui, você estará no caminho certo para se habituar a fazer exercício no frio.

Contudo, é válido destacar que de pouco adiantará seguir todas as orientações apresentadas se você praticar uma atividade que não gosta de fazer.

Por exemplo, algumas pessoas que fazem academia, não gostam muito desse tipo de atividade. E tudo bem.

Porém, se você realmente quer se exercitar e viver uma vida com mais saúde, qualidade e disposição, é fundamental fazer algo que você goste e te dê prazer.

Então, se você não gosta de academia, sem problemas, que tal tentar uma corrida? Uma caminhada? Aulas de danças? De natação? Há muitas possibilidades para explorar. Escolha aquele que mais combina com você.

Desse modo, você ficará muito mais propenso a continuar se exercitando, seja no calor, no frio ou em qualquer outra condição.

Por outro lado, se você pratica uma atividade que não gosta muito, é mais fácil ficar desmotivado, desanimado e acabar desistindo no meio do caminho. Portanto, escolha o exercício certo para evitar que essas situações aconteçam.

Quais as vantagens de se exercitar no frio?

Agora que você já sabe quais são as dicas essenciais para se habituar a fazer exercício no frio, vale a pena conhecer as principais vantagens dessa prática diante dessas condições (veja-as como um incentivo extra):

  • Queima mais calorias
  • Melhora o rendimento físico
  • Reforça o sistema imunológico
  • Melhora a qualidade do sono
  • Contribui positivamente para o sistema respiratório
  • Proporciona uma maior sensação de bem-estar
  • Colabora com o bom humor

Por fim, além desses pontos, vale ressaltar que durante épocas mais frias, ambientes como academias, ginásios e parques ficam mais vazios. O que também é uma vantagem interessante, visto que você poderá treinar de forma mais tranquila.

Neste post, você conheceu 7 dicas essenciais (+ bônus) para se habituar a fazer exercício no frio. Além disso, conferiu as principais vantagens de treinar sob essas condições.

Agora, não deixe de colocar em prática tudo o que aprendeu para obter os benefícios e resultados.

E se você conhece outras pessoas que não são muito fãs de treinar no frio, compartilhe esse artigo com elas e ajude-as a superar esse obstáculo também!

Voltar para o blog