O poder do frio: Banho gelado como aliado no treino de CrossFit

O CrossFit é um treinamento funcional de alta intensidade que pode proporcionar uma série de benefícios para quem o pratica. Agora, você conhece as vantagens do banho gelado para quem faz esse tipo de atividade?

Nos últimos anos, muitas pessoas passaram a aderir ao CrossFit como a principal forma de se exercitar, cuidar da saúde e colocar o corpo em movimento.

Contudo, devido aos níveis elevados de exigência, é válido saber que esse tipo de treinamento requer alguns cuidados especiais — especialmente para evitar lesões e maiores contratempos.

Banho gelado no treino de CrossFit

Nesse contexto, é interessante conhecer de que modo o banho gelado contribui para quem pratica essa atividade. Afinal, trata-se de uma técnica que pode ser de grande auxílio em diversos aspectos.

Interessado em saber mais sobre o assunto? Então não deixe de acompanhar as informações a seguir. A partir delas, você entenderá como os banhos frios podem ser benéficos para quem pratica CrossFit. Tenha uma ótima leitura!

O que você verá nesse conteúdo?

Vamos lá?

Como é um treino de CrossFit?

Antes de entender como o banho gelado pode ser positivo para praticantes de CrossFit, é importante compreender como funciona esse tipo de treinamento na prática.

O CrossFit é uma modalidade esportiva que se caracteriza pelos seus treinos intensos, a partir da combinação de diferentes exercícios. Por exemplo:

  • Abdominais
  • Agachamentos
  • Burpees
  • Flexões
  • Levantamentos de pesos
  • Prancha
  • Saltos
  • Etc.

Esse tipo de treinamento é realizado em grupos e costuma durar cerca de uma hora. Assim, ao longo desse tempo, pode-se trabalhar diferentes aspectos de modo a melhorar capacidades, como:

  • Agilidade
  • Coordenação motora
  • Equilíbrio
  • Flexibilidade
  • Força
  • Potência
  • Precisão
  • Resistência cardiorrespiratória (ou aeróbica)
  • Resistência muscular
  • Velocidade

Qualquer pessoa pode praticar CrossFit?

Por conta de suas características, é comum surgirem dúvidas sobre quem pode praticar esse tipo de atividade.

Porém, ao contrário do que muitas pessoas acreditam, qualquer pessoa, independentemente da idade ou aptidão física, pode praticar o CrossFit.

Como o banho gelado pode ajudar quem faz CrossFit?

Conforme você acompanhou até aqui, o CrossFit é uma atividade democrática e pode proporcionar uma série de benefícios aos seus praticantes.

Porém, para isso, é necessário realizar diversos exercícios intensos, que exigem mais do corpo, das articulações e que, se não forem feitos da maneira correta, podem resultar em lesões, além de outros contratempos.

Portanto, diante desse cenário, os banhos gelados podem ser de grande valor, principalmente quando falamos sobre recuperação muscular.

Sabe por quê? Porque esse tipo de banho ajuda a reduzir inchaços, a prevenir lesões e a aliviar dores musculares — situação frequente para quem pratica CrossFit e atividades físicas com mais intensidade.

Na prática, o frio pode ajudar a aliviar a dor ao contrair os vasos sanguíneos, o que, por sua vez, ajuda a reduzir o inchaço. 

É por isso que o gelo costuma ser um ótimo remédio para diferentes situações, desde picadas de insetos até torções de tornozelo, por exemplo. Não à toa, diversos atletas recorrem a essa medida quando estão com algum tipo de incômodo.

Ademais, é válido mencionar que os banhos em temperaturas mais baixas ainda ajudam a aumentar a energia, o que, consequentemente, contribui para que você fique mais disposto, ligado e alerta.

Por fim, vale destacar ainda que, por ser uma atividade de certa forma desafiadora, ela pode contribuir para a sua resistência, disciplina, foco e força de vontade.

Então, se você faz CrossFit e quer ter uma melhor reabilitação após os seus treinamentos e obter os benefícios citados acima, vale a pena considerar a técnica de tomar banho gelado em sua rotina.

Qualquer pessoa pode tomar banho gelado?

Como você viu no começo do post, qualquer pessoa pode praticar CrossFit. Agora, e em relação aos banhos gelados, há restrições ou qualquer um pode tomá-lo? Ao contrário da modalidade esportiva, nem todo mundo pode tomar esse tipo de banho.

Pessoas que sofrem com algum tipo de problema cardíaco ou que são hipertensas, por exemplo, não devem tomar banhos frios.

Portanto, se você tem algum tipo de condição de saúde específica ou alguma doença, consulte um médico antes de começar a tomar banhos gelados, ok? Dessa forma, você evita maiores riscos e adversidades.

Agora, se você não tem nenhum problema de saúde ou a condição que você tem não é um problema impeditivo de acordo com o seu médico, é hora de colocar os banhos frios em prática — e para isso, é necessário um período de adaptação.

Como se adaptar aos banhos gelados?

Só de falar em tomar banhos gelados, muitas pessoas se arrepiam. Afinal, trata-se de uma situação em que a maioria das pessoas não está acostumada. Geralmente, os banhos mornos e quentes são a preferência de grande parte da população.

Contudo, se você quer obter os benefícios que apresentamos mais acima, precisa fazer esse esforço assim como você faz ao se exercitar.

Sendo assim, para se adaptar aos banhos gelados, comece aos poucos. Procure diminuir a temperatura da água gradualmente, dia após dia, até que você se sinta minimamente acostumado. 

Comece colocando as mãos, depois os braços, as pernas e assim sucessivamente. Depois, já na água por completo, procure permanecer nela por, no máximo, 5 minutos. 

Em poucos dias, a tendência é que você já se sinta mais familiarizado com a temperatura mais baixa da água. 

É importante ter em mente que se você deseja colher os benefícios da terapia com água fria, precisa se acostumar a ficar desconfortável por curtos períodos.

Depois, quando estiver mais adaptado, você pode aumentar o tempo do banho de 5 para 10-15 minutos. Esse tempo é suficiente para você obter os benefícios. Acima disso, já pode ser um risco.

Por último, mas não menos importante, vale ressaltar que você não precisa tomar esse tipo de banho todos os dias, ok? De duas a quatro vezes por semana já é uma frequência interessante.

E qual seria a temperatura ideal da água para tomar um banho gelado?

Até aqui, você conferiu dicas e orientações essenciais para se adaptar aos banhos gelados. Mas afinal, qual seria a temperatura adequada da água para essa prática? 

O indicado é mantê-la por volta dos 10 °C. No chuveiro, você pode utilizar um termômetro para fazer essa medição.

Porém, você também pode recorrer a uma solução mais moderna e tecnológica, como as banheiras da Gelo, em que pode ajustar a temperatura da forma que quiser e potencializar os benefícios do banho gelado.

Entendeu como o banho gelado pode ser seu aliado no treino de CrossFit? Como você viu, essa prática pode oferecer diversas vantagens, em especial, para a sua energia e recuperação muscular.

Para encerrar, caso queira saber mais sobre os produtos da Gelo, entre em contato conosco!

Voltar para o blog