O que a Vasoconstrição e Vasodilatação tem a ver com banho de gelo?

O banho de gelo é uma técnica que está sendo utilizada por pessoas que desejam melhorar sua saúde e seu rendimento esportivo.

Mas, você sabe o que acontece no nosso corpo durante essa técnica e o que a Vasoconstrição e Vasodilatação tem a ver com banho de gelo?

Vasoconstrição e Vasodilatação banho gelo

O que você verá nesse conteúdo?

Vamos lá?

O que é Vasoconstrição?

Antes de explicarmos sobre o que a Vasoconstrição e Vasodilatação tem a ver com banho de gelo, vamos entender cada um desses termos. E, para começar, vamos explicar o que é a Vasoconstrição.

A Vasoconstrição é um processo normal do corpo que consiste no estreitamento dos vasos sanguíneos, através da contração dos músculos localizados ao redor dos vasos.

Por meio desse processo o corpo regula a pressão sanguínea, principalmente após a prática de exercício físico.

Em resumo a Vasoconstrição representa a contração dos músculos lisos localizados na parede dos vasos sanguíneos, reduzindo a perda de calor corporal.

O que significa a Vasodilatação?

Já a Vasodilatação é o processo contrário da Vasoconstrição, ou seja, consiste na dilatação dos vasos sanguíneos, por meio do relaxamento dos músculos lisos dos vasos.

Esse processo ocorre, por exemplo, após o banho de gelo quando o corpo volta a se aquecer. Sendo assim, os vasos se dilatam e há um aumento do fluxo sanguíneo.

Além disso, o processo de vasodilatação auxilia no transporte de oxigênio e outros nutrientes para os músculos, melhorando a saúde como um todo.

Como a técnica do banho de gelo funciona?

O banho de gelo é uma técnica muito antiga e utilizada, principalmente, por atletas de alto rendimento.

Para realizá-la, é necessário mergulhar o corpo em uma banheira com gelo ou água fria (entre 4 °C e 14 °C) por, no máximo, 15 minutos.

Essa técnica, já bastante tradicional, proporciona diversos benefícios para a saúde, como iremos ver ao longo deste artigo.

Qual a relação da Vasoconstrição e da Vasodilatação com o banho de gelo?

Agora que você já entendeu o que significa a Vasoconstrição, Vasodilatação e o banho de gelo, vamos entender qual a relação desses termos.

Como você viu, o banho de gelo ocorre por meio da imersão do corpo na água fria. E a Vasoconstrição e a Vasodilatação são processos que ocorrem durante e após o banho de gelo.

Durante a imersão na banheira com gelo ocorre a vasoconstrição, ou seja, a contração dos vasos sanguíneos devido às baixas temperaturas.

Após sair da água fria, o corpo começa a voltar a sua temperatura normal, ocasionando a vasodilatação, isto é, dilatação dos vasos sanguíneos, regulando a temperatura do corpo.

Desse modo, os nutrientes e oxigênios são levados para todo o corpo, melhorando a saúde deste indivíduo e recuperando os músculos lesionados.

Quais os benefícios gerados pelo banho de gelo?

Agora que já ficou claro a relação entre a Vasoconstrição e a Vasodilatação com o banho de gelo, vamos entender quais os benefícios dessa técnica para o corpo humano.

Embora pareça desafiador, o banho de gelo é uma técnica bastante utilizada devido aos seus benefícios.

Por isso, veja a seguir, quais os principais benefícios visto por quem realiza a técnica do banho de gelo. Confira!

Alívio de inflamações e dores musculares

O processo do banho de gelo em baixas temperaturas auxilia no alívio de inflamações e dores musculares causados pelos treinos feitos pelos atletas.

Auxilia na recuperação dos músculos

Após treinos de alta intensidade, os músculos podem apresentar pequenas lesões e dores. 

Por isso, o banho de gelo pode ser utilizado como um tratamento a fim de diminuir esses desconfortos e melhorar o desempenho do atleta nos próximos treinos.

Melhora a circulação sanguínea

Outra vantagem da técnica do banho de gelo é que ela melhora a circulação sanguínea corporal.

Pois, como vimos, durante o banho o corpo passa pelo processo de vasoconstrição (contração dos vasos) e após o banho entramos na fase de vasodilatação (dilatação dos vasos sanguíneos).

Sendo assim, o banho de gelo melhora a circulação sanguínea corporal, permitindo que os nutrientes e oxigênio chegue em todas as partes do corpo.

Como fazer o banho de gelo?

Para que o banho de gelo ofereça os resultados desejados, existem alguns cuidados e passos que devem ser adotados.

Por isso, preparamos uma lista com um passo a passo de como fazer o seu banho de gelo. Confira!

  1. Escolha um espaço adequado para que você possa mergulhar o seu corpo
  2. Preencha a banheira com água fria e mantenha a temperatura entre 4 °C e 14 °C
  3. Respire fundo e entre na banheira, permanecendo por um período máximo de 15 minutos
  4. Nesse momento, tente respirar devagar e relaxar
  5. Após determinado período, saia da banheira e se aqueça

Apesar dessa técnica ter ganhado destaque e estar sendo feita por diversos atletas e famosos, é importante tomar cuidado.

Lembre-se de consultar um médico antes de realizá-la para saber se você não possui nenhuma contraindicação.

Além disso, caso você esteja sentindo dores fortes e incômodos frequentes, é recomendado suspender o banho de gelo.

Por último, o banho de gelo é uma técnica complementar. Ou seja, ela deve ser usada em conjunto com outros métodos para obter melhores resultados.

Outro ponto importante para conseguir colocar a prática do banho de gelo é possuir os aparelhos adequados e, para isso, você pode contar com a ajuda da Gelo.

A Gelo é uma empresa que produz banheiras modernas e sofisticadas para realizar o banho com gelo, assim, você pode tomar banhos de forma segura e confortável.

E a melhor vantagem dos nossos produtos é que eles não precisam de gelo, ou seja, o próprio sistema da banheira mantém a água na temperatura adequada. Portanto, você terá mais economia e qualidade no seu banho de gelo.

Quer conhecer mais sobre as banheiras da Gelo? Então, acesse nosso site.

Continue acompanhando nosso blog para mais dicas, informações e curiosidades sobre o banho de gelo e suas vantagens.

Voltar para o blog