Crioterapia e banho de gelo são a mesma coisa?

As terapias de água fria vêm ganhando adeptos ao longo dos anos, principalmente por parte de atletas e entusiastas da saúde e bem-estar.

Há diversos métodos que envolvem o uso de água gelada, mas ainda há dúvidas sobre a função de cada um deles e os benefícios que cada um proporciona.

Apesar de algumas pessoas pensarem que o banho de gelo e a crioterapia se trata de um mesmo tratamento, eles não são a mesma coisa e existem diferenças entre os dois métodos.

Crioterapia e banho de gelo

A seguir vamos explicar sobre a crioterapia e o banho de gelo, quais as diferenças entre eles e quais os benefícios de cada um dos métodos.

O que você verá nesse conteúdo?

Vamos lá?

O que é a crioterapia?

A crioterapia consiste na exposição da pessoa a temperaturas congelantes, geralmente ela entra em uma cabine que possui uma temperatura muito baixa.

O objetivo dessa terapia é tratar uma condição física específica. Há também a crioterapia localizada, que é usada para tratar dores articulares ou até mesmo para congelar verrugas, esse tipo é mais usado por médicos.

A crioterapia é uma terapia relativamente nova e que envolve expor-se ao frio extremo em períodos muito breves para a recuperação de exercícios intensos.

Além de ser uma nova terapia, ela também é mais cara e de difícil acesso por parte do público, já que geralmente está disponível em consultórios médicos, pois possui muitos protocolos a serem seguidos.

A crioterapia não pode durar mais que 20 minutos, por exemplo, pois pode levar a lesões na pele e irritações neurais.

Benefícios da crioterapia

Apesar de ser um tratamento de difícil acesso, a crioterapia traz alguns benefícios para quem pratica. Saiba a seguir quais são eles.

Trata a inflamação

A crioterapia pode ajudar a tratar inflamações, já que a aplicação de temperaturas muito geladas em determinado local provoca a redução do fluxo sanguíneo, a diminuição da velocidade de condução do impulso nervoso e dessa forma reduz a dor e o edema.

Diminui e trata lesões

A crioterapia é muito recomendada após uma lesão muscular, pois segundo pesquisas, o método age no local, não deixando a lesão aumentar, além disso, três sessões de crioterapia já são suficientes para auxiliar na prevenção de lesões.

Pode ajudar a tratar o câncer

Estudos ainda estão sendo desenvolvidos para entender melhor o efeito da crioterapia em pacientes com câncer, mas pesquisas iniciais já mostraram que a terapia pode ter efeito no crescimento do tumor e na mortalidade.

O que é o banho de gelo?

O banho de gelo é o ato de imergir o corpo em uma banheira ou outro recipiente que contém cubos de gelo, geralmente com água com temperatura em torno de 4 a 14°C. 

Essa temperatura é muito superior à temperatura aplicada na crioterapia, que usa temperaturas negativas.

O praticante deve passar entre 2 e 10 minutos dentro da banheira, tudo depende do objetivo do banho de gelo. Os primeiros 30 segundos são os mais chocantes, mas a prática regular desse método traz benefícios para o corpo e a mente.

Como o tratamento vem ganhando adeptos, já há banheiras com tecnologia que não necessita da adição de cubos de gelo, mantendo a água sempre na mesma temperatura, o que garante que a água flua melhor, permaneça limpa e transparente, além de gerar economia.

Benefícios do banho de gelo

Ao contrário da crioterapia, o banho de gelo está cada vez mais acessível e garante muito mais do que recuperação muscular, proporcionando benefícios para o corpo e para a mente. Confira a seguir alguns dos benefícios do banho de gelo.

Aumenta a energia e o foco

O banho frio causa a liberação de adrenalina e noradrenalina no cérebro e no corpo. Essas substâncias nos deixam em alerta, o que aumenta nosso nível de energia e foco, que pode ser aplicado em outras atividades.

Melhora o humor

A imersão em água fria causa a liberação prolongada de dopamina, substância capaz de melhorar seu humor, além de agir na depressão, ansiedade e estresse. Mesmo um banho de gelo curto pode provocar a liberação de dopamina no corpo.

Queima calorias

Já há pesquisas comprovando que o banho de gelo ajuda a queimar calorias, isso ocorre porque seu corpo precisa queimar calorias para aumentar a temperatura corporal central, promovendo assim o emagrecimento por meio do aumento da produção metabólica.

Melhora a qualidade do sono

A melatonina é um hormônio que auxilia na qualidade do sono e pode ser liberada pelo banho de gelo. A melatonina é liberada quando seu corpo diminui drasticamente a temperatura, por isso, um banho de gelo uma ou duas horas antes de dormir é o ideal.

Ajuda na recuperação muscular

Como já citamos anteriormente, o banho de gelo, assim como a crioterapia, auxilia na recuperação muscular, promovendo o relaxamento dos músculos, na redução de inchaço e no tratamento das articulações.

Qual terapia devo escolher?

A crioterapia e o banho de gelo apesar de usarem o frio não são iguais. Enquanto a crioterapia utiliza de temperaturas congelantes em locais específicos para acelerar a recuperação de exercícios ou no tratamento de lesões, o banho de gelo atua em diversos pontos do corpo.

A crioterapia geralmente possui um difícil acesso e é muito mais utilizada por atletas profissionais, já que esse método é muito usado em consultórios médicos ou em salas de medicina esportiva.

O banho de gelo já é mais democrático, pessoas comuns e atletas podem aderir ao método, que além de auxiliar na recuperação muscular também age na mente, no sono e no humor.

Atualmente você não precisa mais se preocupar com a compra de cubos de gelo para aderir ao banho de gelo, já há banheiras de alta tecnologia, como a Gelo, que mantém a água sempre na mesma temperatura, o que facilita ainda mais o método.

A crioterapia pode ser eficaz em situações específicas, principalmente para atletas, já o banho de gelo é eficaz em diversas situações e para várias pessoas, seja para ajudar na recuperação muscular, na melhora do sono ou no alívio do estresse e da ansiedade, por exemplo.

Continue acompanhando o blog para conferir qual a melhor forma de manter sua saúde e sua mente saudáveis.

Voltar para o blog