O que você verá nesse conteúdo?
- Por que sentimos dor após fazer uma atividade física?
- Como uma banheira de gelo pode ajudar nas dores musculares?
- Existem outras formas de aliviar as dores musculares?
- Pronto para aliviar as suas dores musculares?
Vamos lá?
Por que sentimos dor após fazer uma atividade física?
Quando uma pessoa se exercita, ela costuma gerar algumas microlesões nos músculos, que consistem em pequenas fissuras em suas fibras musculares.
Por conta disso, as regiões que foram exigidas passam por um processo inflamatório e, como consequência, geram um certo desconforto. Contudo, embora incômoda, vale destacar que essa situação é necessária.
Afinal, se você se exercita corretamente, essa dor significa que os músculos estão se regenerando e obtendo os benefícios de todo o esforço realizado.
Agora, isso não significa que você precise ficar com dor toda vez que fizer uma atividade física. É possível aliviar esse sintoma. Como? Com o uso de uma banheira de gelo!
Como uma banheira de gelo pode ajudar nas dores musculares?
Se você já sofreu algum tipo de queda, entorse ou trauma, ou já sentiu dores no joelho, por exemplo, provavelmente já recorreu a uma bolsa/compressa de gelo ou foi orientado a utilizá-la, certo?
Isso ocorre porque o gelo, em contato com o corpo humano, contrai os vasos sanguíneos. Dessa forma, ele diminui a circulação de sangue na área afetada e, consequentemente, ajuda a aliviar a dor e a desinchar o local.
Pois bem, esse exemplo que citamos envolve apenas o cuidado com uma área específica do corpo.
Agora, e se você quiser aliviar uma dor mais geral? Que atinge várias partes do corpo? Para isso, você pode recorrer à banheira de gelo.
Nesse tipo de recipiente, você pode colocar em prática uma técnica que tem sido cada vez mais tendência mundo afora, que consiste em um tipo de imersão no gelo.
No caso, você entra na banheira (que deve estar com uma água entre 4°C e 14°C) e permanece dentro dela por cerca de 3 a 10 minutos, não mais do que isso.
Dessa forma, o seu corpo inteiro e os seus músculos podem ser beneficiados devido aos efeitos analgésico e anti-inflamatório que o gelo possui.
No início, pode ser um pouco difícil colocar essa técnica em prática — ainda mais se você for fazê-la no inverno. Afinal, você estará colocando o seu corpo em uma condição que ele não está acostumado.
Porém, aos poucos, o seu corpo tende a se adaptar e depois de algumas imersões ficará mais fácil praticar essa técnica.
Como começar a praticar imersão no gelo?
Conforme explicado, ficar em uma banheira de gelo, especialmente no início, pode ser uma tarefa difícil. Por isso, o ponto principal é: comece gradualmente.
Então, por exemplo, não entre na banheira com uma temperatura de 4°C. Comece com 20°C, depois diminua para 18°C, 16°C e assim sucessivamente.
Ademais, você não precisa ficar 15 minutos na banheira logo nas primeiras vezes que for praticar a técnica. Comece com 2-3 minutos, depois aumente para 5, até que você se sinta mais confortável para ficar 10 minutos.
Também vale observar que você não precisa praticar o banho de gelo todo dia. Duas ou três sessões por semana já costumam ser suficientes.
Por último, uma questão relevante que merece ser ressaltada é que, embora beneficia, a crioterapia não é indicada para todo mundo.
Isso porque como essa técnica interfere na circulação do sangue, nas fibras nervosas da pele, entre outros aspectos, algumas pessoas não são indicadas a praticá-la.
Portanto, se você tem alguma doença ou problema de saúde, é importante consultar um médico antes de começar a fazer imersões no gelo, ok? Assim, você evita riscos e maiores problemas.
Pessoas que têm arritmia cardíaca, pressão alta, diabete, alergias de contato ou que estão com algum tipo de ferida ou infecção na pele, por exemplo, não devem fazer imersão no gelo.
Existem outras formas de aliviar as dores musculares?
Conforme você acompanhou até aqui, a banheira de gelo pode ser uma grande aliada para aliviar dores musculares. Porém, além dela, será que existem outras formas de suavizar esse tipo de incômodo?
Felizmente, existem outras possibilidades que você pode considerar para reduzir as suas dores musculares. Conheça-as a seguir!
Massagem
A primeira forma de reduzir dores musculares, além da banheira de gelo, é por meio de massagens nas áreas doloridas.
Isso porque os movimentos que são realizados ajudam a relaxar e a recuperar os tecidos lesionados, diminuem o inchaço e ainda reduzem a sensação de dor e cansaço muscular.
Liberação miofascial e suplementação alimentar
Além da massagem, outras duas possibilidades que você pode recorrer são a liberação miofascial e a suplementação alimentar. Por exemplo, aminoácidos, BCAAs, creatina ou whey protein.
Lembrando apenas de antes consultar um nutricionista para verificar se não há algum tipo de contraindicação para o seu caso, ok?
Descanso
Por último, mas não menos importante, outra maneira de aliviar dores musculares é por meio do descanso adequado. Afinal, quando você faz isso, contribui para que os seus músculos possam se recuperar.
Portanto, evite forçar a musculatura dolorida e procure ter boas noites de sono em sua rotina. E para essa finalidade, busque dormir cerca de 8 horas por dia — esse é o tempo indicado por especialistas em saúde.
Agora, se mesmo seguindo essas dicas e orientações você permanecer com dores, o recomendado é consultar um médico.
Dessa forma, um especialista poderá investigar as causas do problema de modo a apresentar um diagnóstico e possíveis soluções para o seu caso.
Talvez você tenha que fazer, por exemplo, algum tipo de tratamento específico ou tomar medicamentos, como anti-inflamatórios.
Uma dor persistente ou até mesmo insuportável pode indicar algum problema maior, como uma lesão. Então, não deixe de consultar um médico para evitar que a situação se agrave.
Pronto para aliviar as suas dores musculares?
Ao longo deste artigo, você conferiu como uma banheira de gelo pode aliviar as dores musculares. Além disso, conheceu com mais detalhes sobre a técnica de crioterapia e quais outras formas de reduzir desconfortos pós-treino.
Portanto, não deixe de colocar em prática o que aprendeu para diminuir incômodos e evitar que eles atrapalhem o seu treino e a sua rotina!
Se você gostou desse conteúdo e acredita que ele possa ser útil para mais pessoas, compartilhe-o com seus amigos e familiares!