O que fazer para aliviar a dor muscular pós-treino?

As dores musculares após o treino ou exercício é comum tanto para atletas quanto para pessoas que se exercitam por prazer.

Esse incômodo que atinge uma boa parcela do público após um longo período de esforço pode ser minimizado com a ajuda de algumas técnicas que auxiliam na recuperação rápida.

A seguir vamos explicar porque sentimos dor muscular, quanto tempo dura essa dor, listar algumas técnicas que vão te ajudar a aliviar a dor muscular pós-treino e estar recuperado para o próximo exercício o mais rápido possível.

Aliviar dor muscular pós-treino

O que você verá nesse conteúdo?

Vamos lá?

Por que sentimos dor muscular pós-treino?

Após um exercício ou treino pesado você pode sentir algumas dores musculares, o que ocorre pelo movimento dos músculos do corpo se estendem e se contraem para suportar a movimentação.

Essa atividade muscular causa microlesões no nível do músculo esquelético, mas essas lesões não são vistas como negativas, elas são necessárias para o fortalecimento do tecido. 

Você pode sentir dores musculares mais intensas quando:

  • Se exercita com mais frequência que o habitual
  • Treina com maior intensidade
  • Faz treinos mais longos
  • Inclui novos exercícios em sua rotina

Quanto tempo dura as dores musculares?

Segundo a American College of Sports Medicine (ACSM), a dor muscular começa de 12 a 24 horas após o treino e tende a atingir o pico cerca de 24 a 72 horas após o exercício.

É comum que as dores musculares passem após alguns dias, pois seus músculos além de começarem a se acostumar com as repetições de exercício, eles também se recuperam de forma natural.

A recuperação rápida e o alívio da dor muscular pós-treino são muito desejados, principalmente por atletas, que precisam manter um ritmo acelerado de treinos de alto impacto.

A seguir, confira algumas dicas de como diminuir as dores musculares pós-treino para voltar aos treinos recuperados.

Como aliviar a dor muscular pós treino

Há diversos fatores que podem dar lugar a músculos doloridos, dores nas articulações e dores nas costas pós-treino. O excesso de ácido lático é um dos responsáveis por essas dores, por exemplo, saiba a seguir o que fazer para melhorar esse desconforto.

Alimentação e hidratação adequada

Após um exercício intenso você queima muitas calorias e perde muitos líquidos através do suor e precisa reabastecer seu corpo de energia. Um lanche de proteínas ajudará seu corpo a reparar seus músculos e a hidratação adequada ajuda a recuperar os eletrólitos empobrecidos, que são essenciais para contribuir para as contrações musculares, impulsos nervosos e te livrar da dor muscular pós-treino.

Alongamento

Alongar é um método de recuperação ativa cientificamente comprovado que melhora a dor muscular pós-treino. O alongamento ajuda a aliviar a dor muscular tardia e também reduz a tensão nas articulações, ou seja, alongar-se antes e depois do treino é essencial para seu desempenho.

Massagem

Há diversas técnicas de massagem que atuam no relaxamento muscular e que ajudam a reduzir as dores pós-treino. Algumas das técnicas que podem ser usadas são ventosas, massagem sueca e esportiva.

Meditação e respiração

A sua mente também tem um papel essencial em sua recuperação pós-treino, por isso, exercícios de meditação e respiração ajudarão o corpo a relaxar e podem atuar diretamente no relaxamento muscular.

Imersão em água gelada

Fazer uma imersão em água gelada pós-treino também proporciona alívio da dor muscular. Uma pesquisa descobriu que a exposição ao frio é uma ferramenta altamente eficaz após exercícios de alta intensidade, isso porque o banho gelado aumenta a oxigenação muscular e diminui a percepção de dor, o que diminui a dor e acelera a recuperação.

Qual é o melhor tratamento para a dor muscular pós-treino?

Uma meta-análise que incluiu 35 estudos, investigou a eficácia de quatro tratamentos populares para a dor muscular, são eles: massagem, banho frio, alongamento e exercícios leves.

O resultado mostrou que a imersão em água gelada foi ligeiramente mais eficaz do que os outros tratamentos. Banhos com água entre 11 e 14°C por 10 ou 15 minutos forneceram os melhores resultados.

Por que os atletas devem aderir ao banho de gelo?

O banho de gelo ou imersão em água gelada, além de ser cientificamente comprovado como uma das terapias mais eficientes para o alívio da dor muscular pós-treino, pode fornecer muito mais benefícios.

A seguir listamos quais são os benefícios do banho frio pós-treino.

Recuperação muscular

A terapia de imersão em água fria além de aliviar a dor muscular pós-treino, também ajuda na recuperação muscular, pois auxilia os músculos rígidos, doloridos e inchados, reduzindo a dor e o tempo de recuperação.

Reduz a inflamação

reduzir a inflamação também é um fator importante para retirar a dor muscular pós-treino. O gelo é capaz de fazer isso, pois garante reduzir o inchaço e a inflamação.

Estimula o Sistema Nervoso Central

A imersão em água gelada estimula o sistema nervoso parassimpático, que melhora o humor, por exemplo. Além disso, a terapia com banho frio é capaz de melhorar o sono, o que resulta em respostas melhores em treinos futuros.

Aumenta o metabolismo

O banho frio ajuda a deixar seu metabolismo melhor, pois faz o tecido adiposo marrom aumentar, o que resulta em uma queima de gordura.

Melhora a saúde mental

A imersão em água gelada também atua na saúde mental de quem pratica. A terapia ajuda no estresse, na ansiedade e na depressão.

Como iniciar a imersão em água fria

Para iniciar a prática da terapia fria primeiramente é necessário escolher de qual maneira você irá fazer a imersão, se será por meio de banheiras, freezers horizontais ou barris.

A imersão em água fria é diferente do banho de gelo, pois não necessita da adição de cubos de gelo na banheira. Atualmente já há banheiras que utilizam alta tecnologia e não necessitam da adição de cubo de gelo.

Essas banheiras mantêm a água sempre na mesma temperatura, além de deixá-la sempre limpa, fluída e transparente, elas são ótimas opções, pois geram economia e necessitam de um espaço menor para serem acomodadas.

Depois desse artigo, você já sabe qual é a terapia mais eficaz para tratar as dores musculares pós-treino e pode usá-la em combinação com outras terapias e obter resultados ainda melhores.

Continue acompanhando nosso blog para conferir mais dicas de como melhorar sua saúde e seus treinos.

Voltar para o blog